sexta-feira, 11 de julho de 2014

Marvel


História em quadrinhos pertencente à Walt Disney Company ao ser comprada em 2009, por 4 bilhões de dólares, a Marvel Entertainment . Com sede na 387 Park Avenue South, em Nova Iorque, é uma das mais importantes editoras do gênero no mundo, líder em vendas e em número de fãs no segmento de super-heróis, tendo criado muitos dos mais importantes e mais populares super-heróis, anti-heróis e vilões das histórias em quadrinhos. Entre as revistas mais famosas da Marvel, encontram-se X-MenQuarteto FantásticoHomem-AranhaO Incrível HulkCapitão AméricaO JusticeiroOs VingadoresDemolidorThorHomem de FerroSurfista PrateadoWolverineBlade: O Caçador de VampirosMotoqueiro FantasmaDoutor Estranho, entre muitos outros. Além disso, foi responsável pela enorme popularização, durante os anos 70 e 80, do personagem criado em "pulp fiction" Conan, o Bárbaro, quando criou e publicou versão em quadrinhos.

A Marvel Comics foi fundada nos anos 1930 por Martin Goodman, com o nome de Timely Comics . Goodman, um editor de revistas pulp que começou a vender histórias de faroeste em 1933, expandiu suas atividades para um emergente - e até então bastante popular - mercado de revistas de histórias em quadrinhos originais. Goodman começou a empresa na 330 West 42nd Street, New York City, New York. Ele oficialmente detinha os títulos de editor, editor-executivo e gerente de negócios, com Abraham Goodman ocupando oficialmente o cargo de publisher. A primeira publicação ocorreu em 1939, com o número um da revista Marvel Comics, onde se deram as primeiras aparições do super-herói Tocha Humana e do anti-herói Namor, o Príncipe Submarino. A equipe por trás desse sucesso de vendas veio de uma outra publicação, Funnies, Inc., mas no ano seguinte, a própria equipe da editora ocupou o lugar. Com a segunda edição, o título da série mudou para Marvel Mystery Comics.

O primeiro editor de quadrinhos da Marvel, o também roteirista e desenhista Joe Simon, se juntou a quem logo seria considerado uma lenda das HQ, Jack Kirby, para criar o primeiro herói patriota, o Capitão América, em Captain America Comics #1. (Março 1941). Capitão América logo virou um sucesso com uma circulação de quase um milhão. Portanto, nos anos 40 a Timely tornou-se muito conhecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário