quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

O QUE UM MENDIGO FEZ COM $100? COMPROU CACHAÇA OU COMIDA? VEJA SE ACERTOU!

Quando você dá dinheiro a um mendigo, você sabe no que ele vai gastar? É com essa pergunta que a personalidade do YouTube Josh Paler Lin inicia seu mais novo vídeo. Ele, um morador da Califórnia, que se tornou conhecido por seus vídeos de pegadinhas e brincadeiras, decidiu fazer um vídeo mais sério.


Dessa vez, Josh quis filmar, com uma câmera escondida, uma experiência: ao encontrar o primeiro mendigo que pôde, Josh deu a ele 100 dólares para gastar no que quisesse, como um presente de Natal. No mesmo momento, o mendigo, chamado Thomas disse: “Você tem certeza? Estou começando a me emocionar, isso é incrível. Posso lhe dar um abraço?”.

Após receber o dinheiro, Thomas vai a uma Liquor Store - algo como um mercado focado na venda de bebidas alcoólicas – e sai de lá com duas sacolas imensas. Josh e seu cameraman seguem o homem, até se surpreenderem com o que ele fez. Confira o vídeo e veja por si mesmo(a):

vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=AUBTAdI7zuY

Na verdade, o mendigo Thomas comprou apenas comida com seu dinheiro e a distribuiu para diversos outros mendigos da área, que estão com frio e com fome. Josh, emocionado, deu mais 100 dólares ao cara depois de testemunhar tamanha bondade. Além disso, pagou um quarto de hotel para Thomas e o levou para jantar.

Thomas explica por que está vivendo como sem-teto na marca de 3:25. “Basicamente, eu estava vivendo com minha mãe e meu padrasto, que teve câncer. Ele conseguiu tratamento, mas o seguro saúde não pôde pagar por tudo. Eu tive que parar de trabalhar para ajudar a cuidar dele, e depois ele morreu. Duas semanas depois, minha mãe morreu. Para pagar todas as dívidas, tive que vender o apartamento em que vivíamos e, do nada, me vi sem-teto”, disse ele. “Às vezes as pessoas acham que os mendigos são o que são porque vivem bebendo, se drogando, apostando…não é assim. Existe muita gente bondosa vivendo nas ruas. Isso pode ocorrer com um divórcio, com a perda de uma casa, com a perda de um emprego.”

Na descrição do vídeo, Paler Lin diz: “Para ser sincero, esse vídeo estava sendo gravado para, inicialmente, expôr um mendigo comprando bebida alcoólica. Mas a cada minuto que passei conversando com esse cara, mais eu me emocionei. (…) Eu dei a ele o meu número de telefone e falei para me ligar quando precisar de ajuda. Isso prova que nunca devemos julgar um livro pela capa”. Por ter se sentido tocado e culpado pela situação, Josh também criou uma página da IndieGoGo.com para coletar doações. Todas elas irão para o bolso de Thomas, e o ajudarão a reconstruir sua vida.

Josh abriu as doações com a esperança de arrecadar 10 mil dólares para Thomas. O vídeo, lançado há 2 dias (22 de dezembro), já tem 11 milhões de visualizações e Josh já conseguiu arrecadar mais de 50 mil dólares (quase 180 mil reais) para o sem-teto bondoso. Mais um final feliz para o Natal desse ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário